O filme O APRENDIZ, fala sobre como o polêmico Donald Trump ganhou a atenção do mundo.
Na trama, acompanhamos um período da vida do protagonista, mais precisamente o que acontece entre as décadas de 1970 e 1980, quando Trump (Sebastian Stan) iniciava sua vida profissional com os negócios imobiliários de sua família, até ser guiado pelo influente e poderoso empresário Roy Cohn (Jeremy Strong).
Um dos maiores destaques de O APRENDIZ é a atuação da dupla principal. Ser considerado para interpretar Donald Trump despertou a curiosidade de Sebastian Stan, que quis conversar com Abbasi a respeito. Em 2019, em uma chamada de Zoom, o ator e diretor conversaram sobre o projeto durante horas, e ali mesmo cravou que o astro seria seu Donald Trump. “Claro que tem que ter talento e capacidade, mas senti que quem quisesse fazer esse papel teria que estabelecer um compromisso pessoal. E esse alguém era Sebastian”, explicou o cineasta.
Além disso, Abbasi viu em Stan a valentia para “interpretar uma das pessoas mais famosas – e infames – de todos os tempos”. “Sebastian é um artista corajoso e um camaleão, mas o mais importante é que ele é carismático e capaz de aproximar o público a todos os personagens falhos que ele interpreta.”
Após receber a confirmação de que seria Donald Trump em O APRENDIZ, Sebastian Stan começou seu processo de imersão no personagem. “Onde quer que eu estivesse, se fosse dentro do carro, caminhando, fazendo compras, ou com minha família e amigos, eu estava escutando Trump sem parar. Escutava gravações o tempo todo e, para mim, não tem forma melhor de incorporar o personagem.”
Assim que Stan foi definido como Trump, a equipe de produção do longa voltou a atenção para definir quem seria o guru do polêmico empresário: o advogado Roy Cohn. Jeremy Strong já estava no radar de Abbasi e foi escolhido para o papel. O ator, que interpretou recentemente Kendall Roy, um dos protagonistas de Succession, ficou atônito ao saber sobre O APRENDIZ. “[O roteiro] era muito bem escrito, incisivo, apurado e com uma pesquisa rigorosa. Aliado à característica sensibilidade punk rock do Ali, resultaria em algo radical.”
Além dos dois atores, outra personagem com destaque em O APRENDIZ é a primeira esposa de Trump, Ivana, uma modelo tcheca que se casou com o empresário em 1977 e teve três filhos com ele. A escolhida para interpretá-la foi a indicada ao Oscar Maria Bakalova, que recentemente se destacou em “Morte, Morte, Morte” (2022).
Para Abbasi, “era importante que a atriz tivesse um background parecido com a de Ivana, de entender como é vir de fora para os Estados Unidos”. Contudo, era também essencial ter sua versatilidade comprovada. “Muitas pessoas associam Maria a personagens cômicas, porque a viram em ‘Borat’. Porém, ela já interpretou papéis muito dramáticos também. […] Ela é uma artista com muita amplitude, algo que foi essencial para a Ivana… Se você assiste a gravações da Ivana, percebe algo cômico, mas ao mesmo tempo carismático. Triste, mas também arrogante.”
Com o trio definido, Abbasi relembra como foi trabalhar com artistas tão diferentes e como ele teve que lidar com as especificidades de cada um. “Sebastian é muito virtuoso e exige muito de si mesmo. Ele quer fazer tudo certo. Jeremy é um ator muito intuitivo e a Maria é um pouco da mistura dos dois. Eles tiveram que realmente confiar em mim e, algumas vezes, faziam coisas e eram direcionados a lugares que não costumam ir. Penso que pode ser um pouco frustrante para eles, mas eles conseguiram lidar muito bem com isso.”
Com distribuição da Diamond Films e estreia marcada para o dia 17 de outubro, o longa é dirigido por Ali Abbasi e estreou no Festival de Cannes deste ano.