spot_img

Review: Como Mario Kart World Reinventa e Inova a Franquia?

Mario Kart World está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch 2, desde seu lançamento em 5 de junho de 2025.

Uma das grandes surpresas de 2025 foi o lançamento do Nintendo Switch 2. Não exatamente por suas vendas — que já eram aguardadas com expectativa —, mas pela recepção extremamente positiva do console, tanto por parte da crítica especializada quanto do público. Para completar, a Nintendo não apenas lançou o novo console, como também presenteou os fãs de longa data com um novo título da franquia Mario: uma versão repaginada de Mario Kart, que traz novos obstáculos, personagens jogáveis e diversas novidades. Que tal explorarmos juntos esse novo game?

Lançado em 5 de junho de 2025 junto com o Nintendo Switch 2, Mario Kart World marca uma nova era na franquia. O jogo aposta em um mundo aberto e introduz corridas online com suporte para até 24 jogadores simultâneos, além de novos modos, variações de jogabilidade, visuais renovados e dinâmicas inéditas que elevam a experiência dos fãs a um novo patamar.

Se antes estávamos acostumados a disputar corridas com até 12 jogadores, Mario Kart World eleva esse número e surpreende o público. Agora, as corridas online reúnem até 24 participantes simultâneos — o dobro do limite anterior —, tornando as disputas ainda mais emocionantes e imprevisíveis.

Entre as grandes inovações do novo título, destaca-se o inédito mundo aberto. Pela primeira vez, os jogadores podem explorar livremente uma variedade de cenários interconectados: de metrópoles vibrantes a desertos escaldantes, passando por florestas densas cheias de dinossauros, regiões cobertas de neve, rios, mares abertos e até os céus — com veículos que se transformam em aeronaves durante os saltos mais audaciosos.

Falando em transformação, Mario Kart World também traz uma expansão significativa no elenco de personagens jogáveis. Além da maior lista de pilotos já vista na franquia, o jogo introduz skins desbloqueáveis ao longo das partidas. Isso permite, por exemplo, que o tradicional Mario ganhe versões alternativas, como Mario Cowboy, Mario Aviador, Mario Mecânico, entre outras. Os visuais são caprichados e detalhados, incentivando os jogadores a colecionarem trajes, veículos e itens ao longo da jornada.

Com gráficos vibrantes, uma trilha sonora imersiva e um escopo inédito, Mario Kart World se firma como o título mais ambicioso da série até hoje — e um verdadeiro convite à exploração e à competição.

Vale ressaltar que, além dos cenários brilhantes e dos personagens marcantes, a trilha sonora citada acima também merece destaque, visto que a maior parte dos hits dos jogos anteriores, já muito conhecidos e marcantes para o público, estão presentes no novo game reformulados, com novos gêneros e mais festivos, que divertem o novo público e trazem nostalgia aos mais velhos.

E para abraçar ainda mais a comunidade fiel da franquia, o Mario Kart World traz de volta a pista mais icônica de todas: A Rainbow Road. Que agora está ainda maior e mais bonita do que antes. Ela aparece como a pista final da Special Cup, que só é desbloqueada após você completar as sete copas do Grand Prix (Mushroom, Flower, Star, Shell, Banana, Leaf e Lightning).

A tradicional pista de arco-íris traz transições sutis de cores, traçados diferenciados e curvas avassaladoras. Cada volta pode levar mais de 4 minutos em 150cc, tornando-a o circuito mais longo já criado, com direito à maior linha de chegada da franquia.

Em resumo, Mario Kart World acerta em cheio ao oferecer quatro modos distintos de jogo, pistas inovadoras repletas de obstáculos criativos, visuais vibrantes e uma seleção de personagens já queridos pelo público — agora mais carismáticos e personalizáveis do que nunca. Combinando nostalgia e novidade na medida certa, o novo título da franquia é, sem dúvida, um dos grandes acertos da Nintendo em 2025.

Mario Kart World está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch 2, desde seu lançamento em 5 de junho de 2025. No Brasil, o preço sugerido é de R$ 499,90 tanto para a versão digital quanto para a física — e o bundle com o console sai por aproximadamente R$ 4.799,90.

Bruna Araujo
Bruna Araujo
Criadora de conteúdo desde 2019, Bruna já entrevistou mais de 100 artistas globais para diferentes sites, trabalhou no 5° maior podcast nerd do país e fez cobertura de grandes eventos da cultura pop como, gamescom latam, Anime Friends, BGS, D23 Brasil e CCXP.

Você também pode gostar de ler

spot_img

Mais lidas