“Downton Abbey“, a série inglesa que estreou em 2010 e contou com 6 temporadas, foi tão bem recebida pelo público e pela crítica que, após seu final nas telas, invadiu os cinema com mais três produções. Seu último filme, “Downton Abbey: O Grande Final” chega aos cinemas nessa quinta-feira, 11 de setembro.
O longa se passa no ano 1930 e retoma do ponto que terminou seu antecessor, após o falecimento da condessa Violet. A sociedade parece estar evoluindo rapidamente, porém algumas coisas ainda não são plenamente aceitáveis, e o divórcio de Lady Mary (Michelle Dockery) acaba sendo o maior empecilho para ela e sua familia nessa historia. Isso e o fato de que seu tio Harrold (Paul Giamatti) perdeu grande parte da fortuna que foi herdada à familia, e agora a grande mansão corre o risco de ser vendida para poupar gastos excessivos.

A constante mudança no cenário mundial e na sociedade – temática frequente na série – se faz presente no filme, ainda que algumas dessas “mudanças” sejam feitas aos poucos. É curioso como o roteiro aborda de forma realista esses eventos, afinal, o mundo não foi mudado em uma tarde, frase, inclusive, citada por um dos personagens. Gradualmente, os personagens e suas ações cotidianas vão gerando transformações da forma como podem – independente de sua posição social.
Para os fãs da saga, a sensação que o filme traz é de reencontrar velhos amigos, e é precisamente isso que esse terceiro filme tem de de mais chamativo. Não esperem uma narrativa mirabolante, com acontecimentos transformadores e impactantes. “Downton Abbey” sempre foi uma historia de narrativa calma e descomplicada, que impacta através das relações interpessoais mais do que na relevância dos eventos. O filme segue esse tom, entregando trocas e diálogos que aquecem o coração de quem já conheceu e se apegou a esses personagens.

O que “Downton Abbey” realiza com este filme é oferecer de um desfecho à principal protagonista da história: a grande mansão de estilo jacobita, que foi palco de todos os impactantes e relevantes momentos apresentados na saga. Entre jantares, festas, perdas, risadas e demais situações, é difícil dizer adeus, e o longa faz questão de relembrar essa jornada entre a majestosa residência e seus inúmeros moradores e frequentadores. Parafraseando a personagem Lady Marry, “Vida longa a Downton Abbey”.
“Downton Abbey: O Grande Final” chega aos cinemas no dia 11 de setembro pela Universal Pictures.



