spot_img

A Influência de One Piece no Mundo Real: Como a Série Está Mudando a Cultura Pop e o Mercado de Animes

Assista agora mesmo One Piece, disponível nas plataformas de streaming da Crunchyroll e da Netflix!

Não é segredo que One Piece é um fenômeno global, mas seu impacto vai muito além das telas. O universo criado por Eiichiro Oda transcendeu o anime, influenciando profundamente a cultura pop e transformando o mercado de animes ao redor do mundo. Entenda como um único anime vem mudando a sociedade ao longo dos anos.

One Piece, criado por Eiichiro Oda em 1997, foi um dos títulos responsáveis por abrir portas para o consumo massivo de animes fora do Japão. Se antes, o acesso aos animes era limitado no mundo, hoje, graças ao One Piece o mundo tem acesso á milhares de produções. Através de exibições em redes como Cartoon Network e Toonami, One Piece ganhou público em todos os continentes.

O que nos leva ao impulsionamento do investimento em dublagens de qualidade em diversas línguas, normalizando o acesso de fãs internacionais a conteúdos japoneses de forma mais autêntica. Isso ajudou a legitimar o anime como uma forma de entretenimento global, e não apenas um nicho japonês.

Como se não bastassem essas mudanças que já foram bem significativas ao mundo, One Piece transformou e redefiniu todo um gênero de animes e mangás.

Hoje, temas clássicos se tornaram centrais em todos os grandes animes. A aventura que vemos em One Piece se escala, e a jornada épica como estrutura narrativa, já vem influenciando franquias como Fairy Tail, Attack on Titan e Black Clover.

O conceito de amizade explorado em One Piece se tornou algo quase sagrado dentro das histórias, onde os laços entre personagens são tão importantes quanto a ação.

One Piece motivou narrativas centradas em personagens que lutam, acima de tudo, por liberdade e realização pessoal, saindo do clichê e indo muito além de vencer “vilões”. Várias obras posteriores adotaram fórmulas semelhantes, colocando a “equipe dos sonhos” e a “busca pessoal” no centro das tramas. E funciona!

Hoje o público tem histórias empolgantes para assistir que saem do clichê da jornada do herói, mas são exploradas passando por temas clássicos que o One Piece nos trouxe.

Além disso, One Piece ajudou a estabelecer o conceito de “fandom organizado” fora do Japão. A base de fãs contribuiu para o crescimento de convenções de anime nos EUA, Europa e América Latina, incluindo cosplay temático massivo de personagens como Luffy, Zoro e Nami. Fóruns como Reddit, MyAnimeList, e fandoms no Twitter e YouTube desenvolveram discussões intensas sobre teorias, simbolismos e a filosofia do anime, o que não era visto com frequência antes do crescimento do anime.

Desde fanarts até fanfictions e traduções voluntárias de capítulos, o engajamento com One Piece moldou o comportamento de fandoms de séries futuras. Hoje, esse tipo de engajamento é padrão para lançamentos de animes e até outros universos como séries, filmes e jogos.

Apesar de ser um shonen clássico (animes/mangás para jovens), One Piece também inovou o gênero. Desde o seu lançamento, Oda fugiu do traço “bonitinho” tradicional e investiu em um design caricato e exagerado, influenciando a aceitação de estéticas diferentes dentro do mercado mainstream.

A complexidade e riqueza do mundo de One Piece (ilhas, culturas, histórias de fundo) definiram um novo padrão para a profundidade esperada em obras shonen. E animes gigantes como Hunter x Hunter e My Hero Academia refletiram essa evolução na construção de universos mais vastos e detalhados também.

E se você acha que tudo isso já é o suficiente para One Piece mudar o mundo, saiba que a sua influência não para por aí!

Diversos RPGs e jogos de aventura começaram a replicar estruturas de “tripulação” ou “grupos de amigos viajantes”, como Genshin Impact e Sea of Thieves. Já no universo da moda, colaborações de marcas como Uniqlo, Vans e até a Gucci trouxeram personagens de One Piece para coleções de roupas. Aqui no Brasil, a mais conhecida delas é a coleção de One Piece com a Piticas, marca geek e gamer.

A adaptação da Netflix de One Piece em live-action (2023) também mostrou que o anime e o mangá têm força suficiente para liderar projetos multimilionários fora do Japão. Aparecendo nas telas e quem sabe, até nas telonas de cinema um dia!

One Piece abriu o caminho para que outras franquias de anime sejam levadas a sério por gigantes da indústria do entretenimento ocidental. E esses dados vão além de “brigas de fandom”, estamos falando de uma marca que revolucionou e segue revolucionando o mercado a mais de 28 anos!

Seu legado continua crescendo, inspirando novas gerações de artistas, estúdios e fãs — e seu impacto ainda será sentido por décadas. Então, não perca tempo! E assista agora mesmo One Piece, disponível nas plataformas de streaming da Crunchyroll e da Netflix!

Bruna Araujo
Bruna Araujo
Criadora de conteúdo desde 2019, Bruna já entrevistou mais de 100 artistas globais para diferentes sites, trabalhou no 5° maior podcast nerd do país e fez cobertura de grandes eventos da cultura pop como, gamescom latam, Anime Friends, BGS, D23 Brasil e CCXP.

Você também pode gostar de ler

spot_img

Mais lidas