spot_img

Além de Dragon Ball: conheça outros trabalhos de de Akira Toriyama na indústria de animes e mangás

Embora Dragon Ball seja, sem dúvida, sua obra-prima, o legado de Akira Toriyama é muito mais vasto

Akira Toriyama é um nome que ressoa com quase todos os fãs de anime e mangá, inegavelmente mais conhecido por Dragon Ball. No entanto, reduzir a genialidade de Toriyama a apenas uma franquia seria um equívoco. Sua criatividade e estilo inconfundível se estendem por um vasto universo de trabalhos que, embora talvez menos populares globalmente, são igualmente influentes e demonstram a amplitude de seu talento na indústria.

Antes mesmo de Goku e seus amigos dominarem as páginas e telas, Toriyama já mostrava seu brilho com Dr. Slump. Publicado de 1980 a 1984 na Weekly Shonen Jump, este mangá de comédia e ficção científica apresentou ao mundo a adorável androide Arale Norimaki e o excêntrico cientista Senbei Norimaki. Com um humor surreal e personagens carismáticos, Dr. Slump foi um sucesso estrondoso no Japão, ganhando adaptações para anime e pavimentando o caminho para o reconhecimento de Toriyama. A série é um testamento da sua habilidade em criar narrativas leves e divertidas, com um toque único de absurdo que se tornaria uma de suas marcas registradas.

Outra faceta notável do trabalho de Toriyama está na indústria de videogames. Ele foi o responsável pelo design de personagens e monstros de algumas das franquias de RPG mais icônicas de todos os tempos. Sua colaboração com a série Dragon Quest, que começou em 1986 e continua até hoje, é lendária. Os designs coloridos e expressivos de Toriyama deram vida a heróis, monstros e criaturas que se tornaram instantaneamente reconhecíveis e amados por milhões de jogadores em todo o mundo. A estética visual de Dragon Quest é tão intrinsecamente ligada ao estilo de Toriyama que é difícil imaginar a série sem sua contribuição.

Além de Dragon Quest, Toriyama também deixou sua marca em outros títulos de videogame aclamados. Ele foi o designer de personagens para Chrono Trigger, um RPG considerado por muitos como um dos maiores de todos os tempos, lançado em 1995 para o Super Nintendo. Seus designs para os diversos personagens e criaturas do jogo contribuíram significativamente para a atmosfera única e memorável do título. Mais tarde, ele também trabalharia em Blue Dragon, um RPG de 2006 para o Xbox 360, novamente emprestando seu talento para a criação de personagens.

No mundo dos mangás one-shot e séries curtas, Toriyama experimentou com diferentes gêneros e ideias. Títulos como Cowa!, Sand Land e Jaco the Galactic Patrolman (que se conecta sutilmente com o universo de Dragon Ball) demonstram sua versatilidade. Sand Land, em particular, é um mangá de ação e aventura com um toque de western, que explora temas de ecologia e sobrevivência em um mundo desértico. A habilidade de Toriyama em construir mundos cativantes e apresentar personagens excêntricos é evidente em cada uma dessas obras.

Embora Dragon Ball seja, sem dúvida, sua obra-prima, o legado de Akira Toriyama é muito mais vasto. Ele foi um artista prolífico e um contador de histórias nato, que deixou uma marca indelével na cultura pop japonesa e global, influenciando gerações de criadores e fãs. Seus trabalhos para além de Dragon Ball são um testemunho de sua imaginação ilimitada e de um estilo que transcendeu mídias, solidificando seu lugar como um dos maiores nomes da história dos animes e mangás.

Eduarda Moutinho
Eduarda Moutinho
Apaixonada pela cultura pop, começou a trabalhar com jornalismo em 2022, na cobertura da tão querida BGS. Trabalhou na redação de um dos maiores portais de entretenimento do Brasil e, agora, se juntou à equipe do Papo Geek!

Você também pode gostar de ler

spot_img

Mais lidas