A Michiko Filmes promove neste final de semana, em São Paulo, sessões de pré-estreia de SOL DE INVERNO, longa do diretor japonês Hiroshi Okuyama que já conquistou críticos e espectadores pelo mundo. As exibições antecipadas acontecem nos dias 11 e 12 de janeiro, no IMS Paulista, às 18h e às 18h10, respectivamente.
Depois de passar por grandes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Toronto e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, SOL DE INVERNO chega aos cinemas brasileiros em 16 de janeiro, narrando uma adorável história sobre descoberta e conexões que, mesmo passageiras, marcam as pessoas de maneira duradoura.
Inspirado pela música “Boku no Ohisama” (“My Sunshine”), da dupla folk Humbert Humbert, Okuyama narra neste, que é o segundo longa da sua carreira, a história do pequeno Takuya (Keitatsu Koshiyama). Aos 9 anos, o menino pena para acompanhar os demais colegas, entusiasmados com os treinos de hóquei no inverno. Embora não leve muito jeito para o esporte, Takuya descobre na pista de patinação algo novo ainda mais empolgante ao assistir às coreografias graciosas da jovem Sakura (Kiara Takanashi).
Atento ao interesse do menino, o treinador Hisashi Arakawa (Sôsuke Ikematsu), ex-campeão da patinação artística, decide acolhê-lo e treiná-lo como parceiro de Sakura. Mais do que ensiná-lo, porém, a atitude do professor provoca o desabrochar destes três personagens, levando-os a formar um laço profundo e simbólico.
Elogiado pela crítica especializada – incluindo o renomado Hollywood Reporter, que considerou SOL DE INVERNO uma “joia escondida do Festival de Cannes” –, o longa rendeu a Okuyama comparações com o aclamado Hirokazu Kore-eda, diretor conhecido por Monster e Assunto de Família.
Com distribuição da Michiko Filmes, SOL DE INVERNO chega aos cinemas em 16 de janeiro.