spot_img

“Dandadan e Zom 100: A nova estética do caos colorido em animes sobrenaturais e pós-apocalipticos”

Dandadan e Zom 100 mostram que a nova geração de animes sobrenaturais e pós-apocalípticos não tem medo de misturar terror, humor e psicodelia visual. Se o mundo está acabando, que acabe com estilo, e de preferência, com muito neon.

Quem disse que o caos precisa ser sombrio? Dandadan e Zom 100: Bucket List of the Dead estão provando que o apocalipse (ou um universo cheio de entidades sobrenaturais) pode ser tão vibrante quanto um festival de neon. Esses dois animes, queridinhos dos últimos anos, vêm chamando a atenção não apenas por suas histórias insanas, mas principalmente por uma estética que transforma cada episódio em uma experiência sensorial.

Tanto Dandadan quanto Zom 100 usam as cores como uma ferramenta narrativa poderosa. Em Dandadan, os cenários urbanos e as cenas de ação carregam tons saturados e contrastantes, uma explosão de azuis elétricos, rosas neon e roxos psicodélicos que destacam o caos do sobrenatural invadindo o cotidiano. Já Zom 100 transforma o próprio apocalipse zumbi em um espetáculo visual, misturando cores vibrantes a situações absurdamente cômicas.

Essa escolha estética vai além do visual bonito: ela ajuda a quebrar expectativas. O espectador espera o terror do fim do mundo ou o suspense de entidades desconhecidas, mas recebe uma narrativa cheia de vida, mesmo quando tudo parece ruir.

Apesar da leveza estética, as duas obras não abrem mão de temas mais profundos. Zom 100 fala sobre a libertação de um estilo de vida sufocante e da busca por sentido em meio ao colapso, enquanto Dandadan explora relações humanas e amadurecimento ao mesmo tempo em que apresenta alienígenas, fantasmas e demônios bizarros.

As cores, nesse sentido, servem como um contraste irônico ao peso dos temas abordados. É quase como se os diretores quisessem dizer: “O mundo está um caos? Então vamos mostrar esse caos com um arco-íris.”

O sucesso dessa estética colorida não é isolado. Nos últimos anos, outros animes têm apostado em cores vibrantes para potencializar emoções e criar experiências imersivas, como Devilman Crybaby e Cyberpunk: Edgerunners. Mas Dandadan e Zom 100 parecem ter encontrado a fórmula perfeita entre o bizarro e o divertido, conquistando até quem normalmente não curte histórias sobrenaturais ou pós-apocalípticas.

A combinação de ação insana, humor escrachado e visuais cheios de vida gera uma sensação única: o espectador se sente dentro de uma rave no fim do mundo. Essa estética do “caos colorido” prende o olhar e cria momentos memoráveis, afinal, é difícil esquecer um ataque alienígena banhado em luzes neon ou um protagonista que enfrenta zumbis com um sorriso no rosto.

Dandadan e Zom 100 mostram que a nova geração de animes sobrenaturais e pós-apocalípticos não tem medo de misturar terror, humor e psicodelia visual. Se o mundo está acabando, que acabe com estilo, e de preferência, com muito neon.

Assista ambas as séries nas plataformas de streaming Netflix e Crunchyroll.

Bruna Araujo
Bruna Araujo
Criadora de conteúdo desde 2019, Bruna já entrevistou mais de 100 artistas globais para diferentes sites, trabalhou no 5° maior podcast nerd do país e fez cobertura de grandes eventos da cultura pop como, gamescom latam, Anime Friends, BGS, D23 Brasil e CCXP.

Você também pode gostar de ler

spot_img

Mais lidas