No dia 11 de janeiro (sábado), os fãs de jogos eletrônicos têm encontro marcado na Mostra Bring, de 14h às 20h, no SESC Taguatinga Norte, com entrada gratuita. A iniciativa tem o objetivo de permitir que empresas testem seus jogos em desenvolvimento com um público experimental. Esta interação auxilia no aprimoramento das demais etapas dos projetos.
Pioneira no Brasil e realizada desde 2014, a Mostra Bring contabiliza mais de 25 edições. Já apresentou 500 jogos independentes e recebeu um público de 15 mil pessoas. Para Igor Rachid, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (ABRING), a mostra se consolidou como o principal evento voltado para a exposição de jogos independentes na região. “Possui proposta de oferecer uma experiência diferenciada, mais focada, tanto para o público quanto para os desenvolvedores onde o nosso objetivo é valorizar a produção local e criar um ambiente que estimule a criatividade, a troca de experiências e a evolução dos projetos”, pontua.
Realizada pela ABRING, a mostra Bring apresenta uma diversidade de jogos autorais em diferentes estágios de desenvolvimento – vertical slices, demos e builds finais – sempre com projetos que se destacam pela inovação, liberdade criativa e experimentação. “O mais importante da Mostra BRING, no entanto, é que ela não se limita a ser uma vitrine. Aqui, o público participa ativamente, testando os jogos e oferecendo feedback direto aos desenvolvedores. Esse retorno imediato ajuda a melhorar os projetos e o resultado disso é um ecossistema mais forte, com mais oportunidades e maior visibilidade para o trabalho dos nossos desenvolvedores”, destaca Igor.
Em 2022, a Pesquisa Game Brasil apontou que 74,5% das pessoas no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos. E este cenário cresce a cada dia, principalmente em Brasília, em que dados da Pesquisa Nacional da Indústria de Games, da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) posicionam a capital federal como a sexta cidade brasileira com mais empresas desenvolvedoras de jogos digitais. Segundo o levantamento, o DF registrou crescimento na quantidade de empresas, saltando de 43 em 2022 para 52 negócios em 2023, um aumento de 21%.
Não percam! Esse sábado, 11 de janeiro, no SESC Taguatinga Norte a Mostra Bring, das 14h às 20h.