A distribuidora audiovisual Gullane+, em parceria com a Cinemateca Brasileira, anuncia um novo projeto dedicado à remasterização e recuperação de clássicos do cinema nacional. Entre as obras selecionadas estão UM CÉU DE ESTRELAS, ATRAVÉS DA JANELA e ANTÔNIA, todos da diretora Tata Amaral. Em 2025, ano em que CASTELO RÁ-TIM-BUM, de Cao Hamburger, completa 25 anos, o filme será digitalizado para novas exibições.
E para marcar o início das comemorações do filme, uma sessão única e gratuita será realizada no próximo sábado (19), às 16h, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como parte da programação da Mostrinha, dedicada ao público infantil. A exibição contará com a presença do diretor e do elenco original, incluindo Paschoal da Conceição, e será projetada no formato original de 35mm.
Outro filme que brilha aos olhos da distribuidora nesse momento é o título IRACEMA – UMA TRANSA AMAZONICA, do diretor Jorge Bodanzky. O filme foi restaurado na Alemanha, com a coordenação técnica de Alice de Andrade e com o apoio do CTAV, Mnemosine, do IMS, Puc Rio, Instituto Guimarães Rosa e da Cinemateca Brasileira. O longa segue um circuito de exibições no Brasil para resgatar a memória de um filme e sua contemporaneidade tão importante para a nossa cinematografia.
Com essas parcerias com a Cinemateca, a Gullane+ reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro e a promoção de suas obras mais emblemáticas. Os relançamentos de filmes não só homenageiam o legado de grandes cineastas, mas também proporcionam a novas gerações a oportunidade de vivenciar e se conectar com a cultura do Brasil.
A Gullane+ também planeja expandir seu catálogo e adquirir novos filmes em 2025 e convida todos os fãs do cinema brasileiro a embarcarem em uma viagem nostálgica e educativa que destaca a riqueza da nossa cinematografia.